De acordo com o bem sucedido consultor de negócios Don H. Gleason, velejar lhe deu perspectiva e o ensinou a manter o curso das coisas relacionadas ao mundo corporativo. Algumas pessoas nunca aprendem a “velejar” na arena da integridade pessoal, a crescer através da adversidade e a recuperar-se após uma queda.
Após refletir sobre estes princípios, espero que você seja capaz de navegar tanto em águas turbulentas, quanto em águas calmas neste vasto oceano que é o mundo dos negócios.
1 – Esteja direcionado para o lado correto
O vento pode estar soprando bastante, mas se você não na direção correta, não vai chegar a lugar algum.
Conheça as suas fraquezas, assim como seus pontos fortes. Líderes assumem a responsabilidade pelo que fazem e pela direção que seguem.
Líderes lançam a visão e estabelecem a direção correta a ser seguida.
2 – Preste atenção no casco
Rachaduras podem aparecer no casco do barco de tempos em tempos devido ao desgaste e ao stress causando vazamentos.
Tenha tempo para examinar a sua própria vida... os lugares pelos quais você pode estar “vazando”. Determinados hábitos estão te tornando um profissional falho? Talvez seja hora de uma “reforma” através de cursos de aperfeiçoamento ou coaching.
Líderes não devem temer a auto-avaliação.
3 – Esteja preparado para as adversidades
Sem vento, você não vai chegar à lugar algum, mas ventos opostos podem ser assustadores às vezes. Estabelecer o curso correto e constantemente ajustá-lo, o mantém navegando para o local certo.
Você está no curso correto? Você está fazendo os ajustes adequados na sua vida e carreira para chegar aonde quer?
Líderes sabem como ajustar continuamente o curso da própria jornada.
4 – Quando estiver com problemas e não souber como resolver, dê um tempo.
Em determinados momentos o barco pode apresentar algum problema e você, devido ao nervosismo, pode não encontrar a solução. Dar um tempo e distanciar-se para pensar mais claramente e tentar novamente pode ser crucial para a sua sobrevivência no mar e no mercado de trabalho.
Do que você precisa dar um tempo para enxergar mais claramente e tentar novamente? Suas metas são muito irreais? Seu preparo profissional ainda não é o esperado? Você é inseguro?
Você não é a soma dos seus defeitos e sim, um ser humano em eterna construção. Caso seja preciso distancie-se, reavalie a situação, busque meios para resolver a questão e volte à luta.
Líderes possuem grande resiliência.
5 – Prepare a sua tripulação
Quando você comanda um barco, é necessário uma linha de comunicação clara e direta com a sua tripulação. Eles devem sempre saber quais são os seus planos e o que você espera deles. Eles não podem simplesmente deslizar no convés ao sabor do vento toda vez que você mudar o rumo do barco.
Os líderes muitas vezes se movem à velocidade da luz e param repentinamente ao primeiro sinal de alerta. Aqueles ao seu redor muitas vezes demoram a se ajustar à rápida mudança de rumo. Muitas vezes esquecemos que o ajuste adequado daqueles à nossa volta depende da nossa comunicação sobre o que está por vir. Aprenda a interpretar o que está por vir e preparem aqueles que estão com você para o que está despontando no horizonte.
Líderes compartilham a sua percepção das coisas com a equipe.
6 – Convide outros para velejar com você
Navegar sozinho pode ser ótimo e relaxante, mas ter alguém com quem compartilhar os seus receios, planos e visão é melhor ainda.
Outras pessoas precisam saber como você “navega” nos mares do crescimento profissional e da recuperação pós queda. Você vai superar momentos difíceis e a sua experiência pode ser valiosa para mais alguém. Compartilhe a sua história e as suas batalhas. Fique de olho naqueles que podem precisar da sua orientação.
Ser “inclusivo” é uma marca de liderança.
7 – Há sempre mais
O mundo é muito mais do que aqueles dois terços de água e nunca deixar de existirem novos lugares para velejar e explorar.
A boa notícia é que você pode continuar a crescer e se desenvolver pelo resto da sua vida. Você não vai precisar parar e nunca será um ser humano e profissional cem por cento “completo”. À medida que você cresce, terá mais capacidade de liderar e influenciar aqueles ao seu redor.
Um verdadeiro líder está sempre em processo de crescimento.

