domingo, 6 de setembro de 2009

Cinco dicas para administrar o seu dia

Você tem sempre daqueles dias em que fica ocupada da hora em que acorda até a hora de dormir e mesmo assim fica com a sensação de que não conseguiu dar um jeito de fazer todas as coisas importantes que precisava fazer?
Se achar que precisa, siga estes cinco passos para organizar mais produtivamente o seu tempo.
5 passos para administrar melhor o seu dia:

1) Planeje!
Caso você goste ou não, planejamento é a chave para administrar um dia bem sucedido onde você realmente consegue realizar coisas importantes. Gaste 5 minutos no final do dia escrevendo as tarefas PRINCIPAIS que você precisa fazer no dia seguinte e estabeleça uma previsão de horário para completá-los. Isto permite que a sua mente subconsciente preveja quaisquer desafios ou problemas que você possa vivenciar relativos a estas questões e também garanta o máximo de foco possível no dia seguinte, pelo simples fato de você saber exatamente o qye precisa ser feito.
2) Pare de preencher o seu tempo
Responder e-mails, mexer nos seus papéis, falar ao telefone e navegar na internet pode fazer com que você se sinta ocupada, mas tenho certeza que não é o suficiente para fazer com que você atinja todos os seus objetivos. Escreva uma lista com as cinco coisas com as quais você mais desperdiça tempo - ou procrastina - e então, evite-as obstinadamente até que as suas tarefas mais importantes tenham sido feitas.
3) Saiba dizer não
Se você constatemente diz "sim" a todo mundo e a tudo, você provavelmente fica sob stress e pressão com uma sobrecarga de trabalho para fazer. A falta de habilidade de dizer não pode deixar a pessoa excessivamente comprometida e incapaz de atingir os melhores resultados. Então, aprenda a dizer não quand necessário e tome o controle do seu dia.
4) Verifique duas vezes
Todo mundo comete erros, mas com o planejamento adequado e verificando duas vezes vai acabar por identificar os erros antes que algum problema ocorra. Gastar alguns minutinhos revisando pode poupar horas de frustração.
5) Organize-se
Trabalhar e viver em completa desorganização não faz nada além de gastar tempo e aumentar o stress. Se você não souber onde as coisas estão, você não poderá ser tão prdutivo e eficiente quanto possível. Portanto, certifique-se de investir uns minutos diariamente para se organizar.