segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As dez principais razões para ser um mentor


Um dia desses estava conversando com uma amiga que por acaso é uma excelente profissional. Ela estava se queixando que boa parte do tempo em que trabalhou na empresa em que está agora, se viu cheia de dúvidas, desorientada sobre como agir e que teve que achar o caminho correto por si só. Perguntei se ela nunca havia pensado em ter um mentor. E ela me disse que ela teve que ser sua própria mentora e até mesmo mentora de outros pelo fato de ter descoberto sozinha a saída para os desafios. A partir daí surgiu a discussão: Por que alguém deveria ser um mentor? Para responder a essa pergunta, seguem abaixo os dez principais benefícios em ser um mentor.


1. Afia as suas habilidades. Para trabalhar com um aprendiz é necessário que você esteja no topo do seu jogo. À medida que você ajuda alguém, desenvolve as suas idéias e trabalha nos seus desafios, você afia as suas próprias habilidades que podem ter ficado adormecidas por diversos anos.

2. Traz novas idéias de negócios para você. Trabalhar no negócio de outra pessoa lança as principais invariáveis de idéias criativas para sua própria empresa.

3. Renova o seu entusiasmo. Uma das primeira lições que o pessoal de vendas recebe aprendem é que o entusiasmo não é criado, é transferido. Trabalhar com um aprendiz entusiasmado é uma das melhores formas de adicionar uma faísca de entusiasmo na sua própria vida. 

4. Fornece satisfação pessoal proveniente de ajudar alguém a ser bem sucedido. Seres humanos possuem um desejo natural de ensinar outros o que eles sabem. Uma das grandes alegrias da vida é saber que você ajudou uma outra pessoa a alcançar o sucesso. Quando você é o mentor, você dá a alguém o grande presente de ajudá-lo a vencer. Ser aquele que dá este presente é incrivelmente satisfatório.

5. Oferece novas maneiras de ver as coisas. A mentoria normalmente ocorre entre pessoas com diferentes backgrounds. Trabalhar com alguém de idade, gênero, raça, localização geográfica, cultura ou segmento diferentes oferece oportunidades de ver os problemas do negócio e o mundo sob uma nova ótica.

6. Cria a corrente do “devolver”. Alguém te ajudou na sua própria carreira? Sim? Então você terá a chance de devolver. Não recebeu ajuda? Então você dará a outro o que precisou e não pôde ter. A mentoria é uma ótima forma de devolver e ajudar outros.

7. Expande a sua rede de contatos. Todos n[os freqüentamos diferente círculos. A rede de contatos do seu aprendiz pode incluir contatos que podem beneficiar você, sua família ou sua empresa.

8. Adiciona variedade para a sua vida. É muito refrescante colocar a sua empresa e sua vida um pouco de lado por um curto período de tempo e focar nos interesses e problemas de outra pessoa. É como tirar mini-férias de si mesma.

9. Permite que você domine a arte de treinar/orientar. Ser um excelente treinador e orientador é importante independente do quanto a sua posição é alta na sua empresa. A mentoria é uma excelente maneira de praticar as suas habilidades.

10. Ajuda você a implementar um programa de mentoria na sua própria empresa. Ser um mentor ajuda você a entender a melhor maneira de alavancar um programa de mentoria na sua empresa. Existem muitos benefícios estratégicos em ter uma cultura de mentoria na empresa. Programas de mentoria corporativa ajuda as empresas com o desenvolvimento do talento, plano de sucessão, aclimatação dos recém contratados e a melhoria da retenção de funcionários. Muitas empresa têm múltiplos programas tais como programa de mentoria geral, programa de mentoria para funcionários com alto potencial, programas de mentoria para grupos de afinidade como mulheres ou diversos grupos e/ou mentoria para recém contratados ou novos supervisores.

Artigo baseado em conversas com mentores diversos e em pesquisas nos livros: Os Elementos da Mentoria de W. Brad Johnson e Charles R. Ridly e Mentoria, Um guia de sucesso para mentores e aprendizes de Floyd Wickman And Terry Sjodin.