quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chefe e Amigo? Nem sempre uma boa idéia...

O relacionamento entre chefe e funcionário precisa ter limites bem estabelecidos, é o que diz Jeff Cornwall, especialista em empreendedorismo. 
Segundo Cornwall, é muito comum criar laços de amizade com os funcionários em empresas menores e isso acaba até mesmo sendo benéfico, já que isso acarreta em lealdade no ambiente profissional e a equipe acaba superando junta os desafios e obstáculos comuns a empresas que buscam crescimento e visibilidade no mercado. 
Em empresas maiores, é necessário estabelecer limites muito claros em prol da preservação da equipe, diz o especialista. Nestes casos, o papel do chefe é de absorver os choques. Compartilhar todos os receios do negócio. poderá ser um erro. Isso pode ter como consequência insegurança e desmotivação. É necessário ser confiante e manter-se firme no propósito de passar confiança à equipe, mesmo nos momentos mais difíceis. Tal confiança e comprometimento manterá os funcionários focados no que é preciso para superar as dificuldades, ao invés de criar um clima de desesperança que poderá arruinar a empresa rapidamente.
Não deve-se entretanto, manter distância e falta de contato com a equipe. Cornwall compara esta situação com a relação entre pais e filhos. Enquanto a criança está se tornando adulto, a amizade e proximidade vai se desenvolvendo. O ideal porém, é manter os seus próprios papéis na estrutura familiar.


Jeff Cornwall é professor da Universidade de Belmont, no Tennessee (EUA), é especialista em Empreendedorismo e criador do blog Entrepreneurial Mind.